24 junho 2021

Como Descobri o Autismo

Oi  Mamães! 



 Neste Post vou relatar um pouco da minha experiência como mãe Atípica (mãe de Autista), os caminhos que eu fiz em busca de profissionais para fechar o Diagnóstico do Léo.


Antes de mais nada, quero deixar claro que minha gravidez foi tranquila, o único problema que eu tenho é Diabetes, e na nossa família não há nenhum caso de Autismo.


A pergunta que eu mais escuto é: Como você descobriu o Autismo?


Em 2016 eu tinha um salão de beleza (compartilhado com 2 amigas), e uma das amigas, a Priscila me perguntou: o Léo é autista? 

_Eu nunca tinha ouvido falar em Autismo, logo fui pesquisar e enquanto pesquisava minha amiga dizia: ele tem todas as características (mais conhecidas): Brinca isoladamente, sempre enfileirando os carrinhos, não gosta de abraços, não tem contato visual, naquela época Léo tinha 4 anos, e não falava direito...quanto mais eu pesquisava sobre o assunto e observava o comportamento dele, inclusive coisas que ele fazia repetidamente, mais a suspeita de Autismo ia aumentando, ao contar para o meu marido, ele não "aceitou", disse que eu estava inventando doença para o menino, rsrs.


Existe inúmeros relatos dos pais não aceitarem o Autismo  no primeiro momento, por achar que é uma Doença, a falta de informação nos deixa assim, eu tive que pesquisar muito, assistir reportagens e mostrar vários conteúdos para o meu marido, para ele entender, mesmo sem aceitar, ele também passou a observar o comportamento do Léo e associar as informações que tínhamos naquele tempo.


Depois de muitas conversas com pais de autistas, em busca de saber o caminho que eles fizeram, quais profissionais recorreram, e muitas informações desencontradas, resolvi seguir a dica de um desses pais e agendei uma consulta no site do Hospital SARAH (Macapá-AP), Cidade onde moramos.


Após alguns meses de "investigação" no Hospital Sarah (Excelência em atendimento), Léo passou por psicopedagogo, pediatra,e fez 1 único exame de sangue: Síndrome do X-Frágil, as suspeitam se confirmaram e então o Pediatra nos encaminhou para Neuro Pediatra ou Psiquiatra para fechar o Diagnóstico  e emitir o Laudo, do Hospital Sarah ainda recebi um parecer  investigativo de 3 paginas, para levar para a Escola.


Após fechar o Diagnóstico,Léo foi encaminhamento para iniciar os  Tratamentos/Acompanhamentos com Psicologo, Fonoaudióloga,Psicopedagoga e Terapeuta Ocupacional (Assunto para o próximo post).


Leonardo tem 8 anos, é Autista (Moderado), Diagnóstico fechado pela Neuro Pediatra em 2019.


Para acompanhar nosso dia-a-dia, siga o instagram do Leozinho: @leonardokonnooficial.


Se tiver alguma dúvida ou pergunta, deixe nos Comentários.



2 comentários:

  1. Que história linda. Feliz em conhecer um pouco mais da tua família e, principalmente, do teu ingresso neste maravilhoso mundo azul. AMEI!! 🥰🌻🧩💙 Bjs.

    ResponderExcluir